O Talibã e o conservadorismo nacionalista religioso brasileiro

Eu nasci em 81 e cresci vendo a guerra lá pros lados direito da Europa. Algo distante, de outro lugar, como só existisse na TV.

Quando hoje, 14 de agosto de 2021, eu vejo as notícias sobre o Afeganistão ao mesmo tempo que os vídeos esdrúxulos do recém preso ex deputado Roberto Jeffesson, em epifania, eu percebo que nosso país já está perdido, em guerrilha, com o povo iludido com promessas de prosperidade.

No final do século passado parte do povo Afeganistão foi armado por terceiros, construindo milícias que viviam parte do tráfico de ópio e deveriam lutar contra a ameaça comunista da União Soviética. Mais tarde, poucos mais de 40 estudantes revoltados com o caos, se uniram para acabar com a crise, iniciando com o Talibã. Um movimento de direita, ultraconservador, que pretendia governar a partir de uma mistura de suas crenças étnicas e uma leitura extrema do Alcorão, destruindo obras de arte e queimando livros.

Em seus vídeos Roberto Jeferson parece uma caricatura de filme da época da guerra fria, com convocatória ao armamento da população (como foi com no Afeganistão) para defesa e busca de objetivos próprios (rasgando a constituição); o q nós sabemos q em meu país Rio de Janeiro, só deu na guerra do tráfico nas favelas, e mais tarde, a criação da milícias até levá-las ao poder através do executivo. Isso tudo em nome de Deus.

Ora, ora, esse tipo de análise não é minha área de especialidade. Muito menos quero levantar teorias conspiratórias e disseminar FakeNews. Nem sou de falar sobre isso por aqui. É q não sou burra e sinto o fedor trazido pelo vento de uma história nada nova nesse nosso mundo dito civilizado. Erraram na previsão, afinal, Venezuela nem Cuba, o Brasil mas tá mais pra Afeganistão.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s