Sobre

Sobre Panmela Castro

Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) Panmela Castro (Rio de Janeiro, 1981) é brasileira, feminista, ativista dos direitos humanos, colecionadora de arte, empreendedora cultural e fomentadora da produção de street art feita por mulheres no Brasil.

Artista a priori, possui como objeto de pesquisa o corpo feminino em diálogo com a paisagem urbana, questões sobre a alteridade e do binarismo de gênero, dedicando-se na produção de obras em mídias diversas como performances, fotos, vídeos e seus murais mundialmente conhecidos.  Como artista de rua, já realizou pinturas em mais de dez países mundo afora. Expôs em espaços de arte como o Museu de Escultura Brasileiro (MUBE) e Museu do Bispo Rosário Arte Contemporânea; e possui obras no acervo do Banco Interamericano de Cultura (BID) em Washington D.C e na Câmara dos Deputados em Brasília.

Através de sua empresa (De seu nome) cria e produz projetos de artes em parceria com empresas diversas como Avon, Nike e Hublot além de realizar palestras e consultorias diversas no campo das artes e estudos de gênero. Seu empreendedorismo lhe conferiu indicação para o Prêmio da Folha de São Paulo “Empreendedor Social do ano” em 2015.

Em 2005 iniciou uma coleção de obras de artistas de rua, sendo esta com um maior número de mulheres. Realiza curadorias com o objetivo de incentivar a produção destas artistas, além de ter fundado a Rede NAMI, organização que une diversos talentos das artes e segue promovendo formações e oficinas com o objetivo de promover o direitos das mulheres, em essencial, pelo fim da violência contra a mulher.

Recebeu inúmeras nomeações, entre elas, como uma das mulheres que estão se destacando mundo (Newsweek, 2015).

 

Prêmios

2016
Cultura , Revista Cláudia
Indication for the Award.
> 2015
Social Entrepreneur of the Year , Folha de São Paulo
Indication for the award.
> 2013
Young Global Leaders , World Economic Forum
> 2012
Women’s Rights , DVF Awards
Given by Jessica Alba. Other Honorrees inclued Oprah Winfrey
> 2012
150 Fearless Women , Newsweek Magazine
> 2011
Raise Talents , Women’s Forum
> 2010
Women’s Rights , Vital Voices Global Leadership Awards
Given by Reese Witherspoon
> 2009
Graffiti Artist Of The Decate , Prêmio Hutúz
> 2007
Graffiti Artist of The Year , Prêmio Hutúz

Anúncios